Política e Administração Pública

PEC determina articulação de entes federados em política sobre drogas

16/01/2012 - 20:02  

Arquivo/ Saulo Cruz
Domingos Neto
Domingos Neto: atuação conjunta de União, estados e DF no combate às drogas trará inúmeros benefícios.

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 118/11, que inclui as políticas sobre drogas entre os temas com legislação concorrente entre a União, os estados e o Distrito Federal.

Para o autor, deputado Domingos Neto (PSB-CE), a medida abre a possibilidade de haver uma efetiva articulação federativa para a elaboração de medidas de fortalecimento da família com vistas ao enfrentamento às drogas. A proposta determina que essa articulação seja determinada por lei, para a execução de políticas públicas de fortalecimento da família, do plano nacional de políticas sobre drogas e de sua avaliação.

Domingos Neto ressalta que a medida poderá trazer “inúmeros benefícios para a sociedade brasileira”. Entre eles, o deputado cita a edição de normas gerais de assistência aos usuários de drogas, o estabelecimento de uma doutrina voltada para ações conjuntas que facilitem as operações policiais e a criação de um sistema efetivo de políticas públicas sobre drogas.

Tramitação
A PEC terá a admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial a ser criada para esse fim. Depois, seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta