Política e Administração Pública

Acordo entre Maia e oposição acelerou votação em Plenário

22/11/2011 - 22:29  

Brizza Cavalcante
Duarte Nogueira
Duarte Nogueira criticou prorrogação de um instrumento "desnecessário".

Um acordo entre o presidente da Câmara, Marco Maia, e os líderes dos partidos de oposição acelerou a conclusão da votação da DRU na noite desta terça-feira (22).

Como parte da estratégia de obstrução, os oposicionistas haviam apresentado um requerimento para tirar o assunto da pauta da sessão extraordinária, mas aceitaram retirá-lo depois que Maia ofereceu a possibilidade de cada líder da oposição discursar por dez minutos em Plenário.

Com isso, os líderes do PSDB, Duarte Nogueira (SP); do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA); do PPS, Rubens Bueno (PR); e do PSol, Ivan Valente (SP), criticaram a decisão de o governo reeditar um instrumento “desnecessário”, pois a situação econômica atual seria mais favorável em relação à de 1994, quando o governo Fernando Henrique Cardoso criou a desvinculação ainda com o nome de Fundo Social de Emergência.

“Sempre que o governo teve problemas, sobretudo na crise de 2008, a oposição jamais se negou a aprovar matérias e a ajudar o País. Mas entendemos que a DRU agora não é mais necessária", disse Duarte Nogueira.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.