Política e Administração Pública

Proposta condiciona repasses da União a cumprimento de metas sociais

10/11/2011 - 14:47  

David Ribeiro
Dep. Leonardo Quintão (PMDB/MG)
Quintão: Buscamos a eficiência, eficácia e efetividade no emprego de verbas públicas.

De autoria do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), o Projeto de Lei 1293/11 condiciona a transferência voluntária de recursos da União a estados, municípios e ao Distrito Federal para a realização de obras de infraestrutura à apresentação de Plano de Mobilidade Social com metas bienais.

Pelo texto, o plano deverá conter indicadores de melhoria nas áreas de educação, assistência social, saúde, meio ambiente e desenvolvimento urbano e turismo sustentável. Os entes federados deverão estabelecer ainda critérios para a aferição dos resultados alcançados. O cumprimento das propostas será condição para o recebimento de novos aportes federais voluntários.

De acordo com Quintão, o objetivo da medida é melhorar a qualidade dos serviços públicos. “Buscamos promover a satisfação do cidadão por meio da eficiência, eficácia e efetividade no emprego dos recursos na área pública”, sustenta.

Indicadores
O texto determina que os indicadores de desempenho previstos no plano de mobilidade social deverão aferir e acompanhar aspectos como:

Em educação – taxa de distorção idade série; taxa de elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e índice de evasão, frequência e aprovação.

Em assistência social – porcentual de acompanhamento das famílias que descumprem as regras do Bolsa Família; porcentual de acompanhamento de crianças e jovens usuários de drogas e de vítimas de violência sexual; e porcentual de acompanhamento de crianças e adolescentes beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PET).

Em meio ambiente – redução de áreas desmatadas; implantação de coleta de resíduos sólidos e de esgoto sanitário; preservação de cursos d’água e de matas ciliares.

Em desenvolvimento urbano e turismo – acompanhamento de famílias em áreas de risco e oferta de infraestrutura adequada.

Será dispensada de contrapartida social, segundo o projeto, transferência de verbas destinadas a atender estado de emergência e calamidade pública e situações que envolvam a segurança nacional.

Tramitação
Com tramitação em caráter conclusivo, a proposta foi encaminhada às comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1293/2011

Íntegra da proposta