Política e Administração Pública

Oposição defende DRU até 2013; Planalto analisa a proposta

08/11/2011 - 18:40  

A oposição propôs ao governo votar a Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2013 sem obstrução, informou o líder do Democratas, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA). Segundo ele, a sugestão da oposição será levada ao Planalto, já que a proposta enviada pelo governo (PEC 61/11) quer garantir o mecanismo até 2015.

“A oposição, sensível ao argumento do agravamento da crise econômica, fez essa proposta de prorrogação da DRU por dois anos. Se houver concordância do governo, nos podemos concluir essa votação até amanhã. Se não, nós vamos obstruir”, disse o líder.

Neto disse que a reunião em que foi feita a sugestão da oposição tinha a presença do líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), além do presidente da Câmara, Marco Maia. Ele garantiu que, se o Executivo não concordar com a proposta de prorrogação por dois anos, a oposição vai lançar mão de todos os instrumentos regimentais para atrasar a votação, a exemplo do que fez na votação da comissão especial, que durou quase dez horas.

A bancada do Psol na Câmara anunciou que votará contra a PEC 61/2011. “A DRU prejudica o atendimento às urgentes necessidades do povo brasileiro, que morre nas filas dos hospitais, sofre com o fator previdenciário e com o baixo valor do salário mínimo”, afirmou o líder do Psol, Chico Alencar (RJ).

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.