Política e Administração Pública

Marco Maia: Câmara vota DRU nem que seja de madrugada

08/11/2011 - 18:13  

O presidente da Câmara, Marco Maia, garantiu há pouco que o Plenário vai votar nesta noite o primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição que prorroga a Desvinculação das Receitas da União (DRU), mecanismo que permite ao governo manobrar 20% do Orçamento como quiser (PEC 61/11).

“Votamos hoje o primeiro turno, nem que tenha de ser as quatro horas da manhã”, disse o presidente da Câmara. O presidente passou parte da tarde reunido com líderes do governo e da oposição tentando chegar a um acordo para a votação. Marco Maia disse que, até agora, ainda não há acordo, mas que não foram esgotadas as tentativas.

Segundo o presidente, a Câmara precisa votar logo o primeiro turno da PEC para permitir que ela seja analisada pelo Senado e votada ainda neste ano.

A Constituição garante a vigência da DRU até 31 de dezembro de 2011, prazo que a PEC pretende ampliar até 2015.

O líder do Psol, Chico Alencar (RJ), disse que, no meio da tarde, os líderes da oposição teriam feito ao presidente da Câmara e aos líderes governistas a oferta de votar, sem obstrução, a prorrogação da DRU até 2013. A proposta ainda estaria sob análise do governo. Chico Alencar criticou a proposta e disse que o seu partido vai votar contra. “Buscam a solução de reduzir a vigência da DRU, mas vamos votar contra essa desvinculação por um, dois ou cinco anos”, disse.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.