Política e Administração Pública

Câmara rejeita isenção de IPI a aparelhos de dessalinização

24/10/2011 - 18:25  

Diógenis dos Santos
Edmar Arruda
Edmar Arruda considerou a proposta inadequada financeira e orçamentariamente.

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou na última quarta-feira (19) o Projeto de Lei 1323/11, do Senado, que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a aparelhos de destilação e de osmose inversa, destinados à dessalinização de água.

A comissão rejeitou a proposta, em parecer terminativo, por considerá-la inadequada financeira e orçamentariamente. O projeto será arquivado, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo Plenário.

Segundo o relator do texto na comissão, deputado Edmar Arruda (PSC-PR), a proposta gera renúncia fiscal sem constar “o montante dessa renúncia nem maneiras de sua compensação”.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF, Lei Complementar 101/00) exige que as propostas que gerem impacto orçamentário-financeiro tenham uma estimativa desse valor no exercício em que começar a vigência e nos dois seguintes.

Além disso, a proposta precisa mostrar a compatibilidade com o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e atendimento de pelo menos uma de duas condições alternativas. A primeira é que a renúncia esteja na estimativa de receita da lei orçamentária e não afete as metas de resultados fiscais previstas na LDO. A outra é que a proposta esteja acompanhada de medidas de compensação, com aumento de receita.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1323/2011

Íntegra da proposta