Política e Administração Pública

Câmara escolhe hoje novo ministro do TCU

21/09/2011 - 08:41  

O Plenário escolhe nesta manhã, em votação secreta, o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), que vai ocupar vaga resultante da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. O início da sessão está marcado para as 9 horas, mas a votação só poderá ocorrer quando for atingido o quórum de 257 deputados.

A votação vai ser em um único nome e feita individualmente. O nome aprovado segue para votação no Senado, que deverá confirmá-lo, de acordo com rodízio informal entre as duas Casas para preenchimento das vagas do Congresso.

Ontem, a Comissão de Finanças e Tributação sabatinou e aprovou os nomes dos candidatos. São eles:
- o auditor fiscal Rosendo Severo, indicado pelo PPS;
- a deputada Ana Arraes (PE), indicada pelo PSB;
- o deputado Aldo Rebelo (SP), indicado pelo PCdoB;
- o deputado Átila Lins (AM), indicado pelo PMDB;
- o deputado Damião Feliciano (PB), indicado pelo PDT;
- o deputado Milton Monti (PR-SP), indicado pelo bloco PR/PTdoB/PRP/PHS/PTC/PSL;
- o deputado Vilson Covatti (RS), indicado pelo PP.

Na votação no Plenário, cada candidato terá dez minutos para defender sua candidatura. A ordem dos candidatos para uso da palavra será definida por sorteio. O resultado da votação será definido por maioria simples.

Não haverá encaminhamento de líderes partidários antes da votação, uma vez que o voto será secreto. No entanto, o presidente da sessão poderá franquear a palavra aos deputados durante o processo de votação, que será registrado no painel eletrônico.

Três dos nove ministros do TCU são escolhidos pelo presidente da República, entre auditores e integrantes do Ministério Público junto ao tribunal, a partir de uma lista tríplice elaborada pelo próprio TCU. As outras seis vagas são preenchidas pelo Congresso Nacional.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.