Política e Administração Pública

MP 521: relatora lê parecer e votação fica para próxima semana

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) inclui emenda defendida pelo governo que flexibiliza normas para licitação de obras para a Copa e a Olimpíada.

04/05/2011 - 20:39  

Beto Oliveira
Dep. Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
Feghali: Lei de Licitações continuará valendo.

A votação da Medida Provisória 521/10 foi transferida para a próxima semana. O governo não conseguiu obter um acordo com os partidos de oposição para o parecer apresentado pela relatora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que incorporou uma emenda, defendida pelo Executivo, flexibilizando as normas para licitação de obras de infraestrutura dos eventos esportivos que o país vai sediar nos próximos anos – Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016).

Um acordo de procedimentos proposto pelo líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), e acatado pela oposição, permitiu apenas a leitura do parecer. Até a próxima semana, Vaccarezza deverá negociar as sugestões ao parecer apresentadas nesta quarta pelos líderes do PSDB e DEM, deputados Duarte Nogueira (SP) e Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), respectivamente. Algumas já foram incorporadas no parecer.

Apesar de aceitar o acordo de procedimentos, o deputado Duarte Nogueira disse no Plenário que a oposição só abandonará a obstrução se as sugestões foram aceitas. “Não há qualquer compromisso de nossa parte de não fazer obstrução na semana que vem”, afirmou.

Mesmo na base aliada ainda não há consenso. O vice-líder do PMDB, deputado Eduardo da Cunha (RJ), disse que o partido quer que o governo do Rio de Janeiro e a prefeitura carioca, ambos nas mãos da legenda, opinem sobre o parecer antes da votação.

Opções para o gestor
A deputada Jandira Feghali ressaltou que a emenda não substitui a Lei de Licitações (Lei 8.666/93). Apenas confere ao poder público a opção de adotar um modelo que dá mais celeridade à execução das obras e serviços voltados aos eventos esportivos. O modelo recebeu o nome de Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).

“O RDC é uma opção para o gestor. Ele propicia à administração pública mais celeridade na celebração dos contratos, mitigando eventuais atrasos. A Lei de Licitações está em vigor”, disse a relatora. Segundo ela, a Lei de Licitações é “pouco eficaz em diversas áreas, ainda mais se considerados os desafios de realizar os maiores eventos esportivos do mundo”.

A deputada afirmou ainda que o RDC foi inspirado na legislação britânica – no próximo ano, Londres vai sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. O novo modelo articulado por técnicos do governo com representantes do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União.

Contratação integrada
O projeto de lei de conversão que a deputada apresentou à MP 521/10 mantém, com ajustes, o teor original proposto pelo Executivo, que trata da bolsa de médico residente e da prorrogação dos prazos de pagamento de gratificações na Advocacia Geral da União. O foco de tensão política está na emenda que trata do RDC.

De acordo com a deputada, a principal novidade do parecer é a criação da figura da “contratação integrada”, regime em que uma só empresa é responsável por todo o empreendimento, desde a elaboração do projeto até a execução da obra. Atualmente, o poder público realiza duas licitações para uma mesma obra, sendo uma para o projeto e outra para a construção. O novo modelo é também chamado de “turn key” – “virar a chave”, em inglês, uma alusão ao fato de o dono da obra só ter o trabalho de abrir a porta.

Para o governo, a contratação integrada vai dar celeridade ao processo licitatório e garantir projetos bem elaborados, pois uma só empresa será responsável por todo o processo de construção. O Executivo alega ainda que a fiscalização será facilitada, pois ficará restrita a uma só empresa (ou consórcio).

Dispensa de etapas
O parecer estabelece ainda que haverá dispensa de apresentação de projeto básico e executivo na contratação integrada. Essa é a principal divergência do PSDB ao texto da relatora. O partido entregou uma sugestão para que pelos menos seja apresentado o projeto básico.

Segundo o parecer, no caso de empreitada integral, o aditamento do contrato original só será permitido para recomposição do equilíbrio econômico-financeiro, “decorrente de caso fortuito ou força maior” ou por mudanças técnicas no projeto, a pedido da administração pública.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta