Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão pedirá esclarecimentos sobre crise nos Correios

08/12/2010 - 18:38  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle vai solicitar esclarecimentos ao ministro das Comunicações, José Artur Filardi Leite, sobre as principais razões para o atraso na entrega de correspondências pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A iniciativa do pedido de informações foi dos deputados Paulo Rattes (PMDB-RJ) e Vanderlei Macris (PSDB-SP).

Segundo auditoria realizada em novembro pelo Tribunal de Contas da União (TCUÓrgão auxiliar do Congresso Nacional que tem por atribuição o controle externo dos atos financeiros, orçamentários, contábeis, operacionais e patrimoniais dos Poderes da República. ), quase dobrou o percentual de cartas simples não entregues no prazo determinado. Até dezembro de 2009, o resto médio diário se mantinha em torno de 5%. A partir deste ano, essa parcela pulou para 9%. No jargão técnico, resto é a parte da carga destinada a cada carteiro e não entregue na data definida. “No caso das encomendas mais complexas, os atrasos quintuplicaram”, acrescentam os deputados.

Entre outras questões, o ministro deverá informar quando os Correios realizarão concurso público para a contratação de funcionários e que providências já foram tomadas para melhorar o transporte aéreo de cargas e correspondências.

José Artur Filardi Leite terá 30 dias para responder aos questionamentos dos deputados, a partir da data em que receber o pedido de informações.

Da Redação/MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.