Política e Administração Pública

Aumento salarial do STF não tem consenso entre deputados

19/08/2010 - 17:49  

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) afirma que elevar o salário da cúpula do Judiciário para acima de 30 mil reais é difícil de defender. "A medida é inoportuna, ao meu juízo. Estabelece uma elevação que não foi concedida a outras categorias do serviço público que desenvolvem um trabalho igualmente importante na saúde, na educação...”

Na avaliação do parlamentar carioca, o patamar de ganhos na cúpula do Executivo, do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público já é suficiente. “E o fosso cresce entre esses setores da elite e da base do funcionalismo público. E aí não é justo."

Pedido justo
Já o líder do PT, deputado Fernando Ferro (PE), considera o pedido justo, mas acredita que a votação dos projetos só será feita no ano que vem, por conta das eleições, além da necessidade de adequar o reajuste do Judiciário ao Orçamento da União junto com as demandas de outras categorias.

"Então isso deverá ser analisado dentro de uma perspectiva de aumento salarial dos servidores públicos como um todo. Vários setores estão pedindo não só recuperação salarial como ajuste dos quadros de recursos humanos, nos planos de cargos e carreiras de várias categorias, que evidentemente serão tratados pela Fazenda e pelo Planejamento para verificarmos a possibilidade de real atendimento a esses pleitos", argumenta o deputado.

Reportagem – Keila Santana/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.