Política e Administração Pública

Comissão aprova criação de cargos para MEC, Capes e FNDE

27/05/2010 - 15:46  

Luiz Xavier
Pepe Vargas: impacto financeiro já está previsto no orçamento deste ano.

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 5915/09, do Executivo, que cria 29 cargos em comissão do grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS) no Ministério da Educação (MEC), seis na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e sete no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O projeto também cria 71 funções comissionadas para o FNDE, a serem ocupadas por servidores de carreira. De acordo com o Executivo, a proposta terá impacto de R$ 2,11 milhões no orçamento de 2010 (de julho a dezembro) e de R$ 4,9 milhões nos anos seguintes.

O projeto foi relatado pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS). Ele destacou que a lei orçamentária em vigor (12.214/10) já contempla os valores que serão gastos este ano.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5915/2009

Íntegra da proposta