Política e Administração Pública

Temer recebe propostas contra crise no Brasil

20/08/2009 - 11:52  

O presidente da Câmara, Michel Temer, recebeu na manhã desta quinta-feira os relatórios das cinco comissões que analisaram o impacto da crise mundial no Brasil (agricultura, comércio, indústria, mercado financeiro e empregos).

Temer informou que algumas das sugestões apresentadas serão transformadas em projetos de lei. Os relatórios, segundo ele, serão distribuídos para entidades organizadas de vários setores. Temer afirmou que a crise não provocou prejuízos sérios para o País, mas causou preocupação em agentes econômicos e políticos.

O deputado Albano Franco (PSDB-SE), que presidiu a comissão que analisou a repercussão da crise na indústria nacional, lembrou que várias sugestões da comissão já foram adotadas pelo governo, como a criação do fundo garantidor para micro e pequenas empresas. Ele disse que nos próximos dias o governo deve decidir se haverá desoneração de PIS e de Cofins para bens de capital – sugestão que também estava no relatório da comissão.

Albano Franco defendeu ainda a desoneração de investimentos e reclamou que o Brasil é o único país do mundo que tributa investimentos de maneira geral.

Segundo o parlamentar, Temer pediu um resumo com todas as sugestões das comissões da crise que ainda dependem da aprovação de projetos na Câmara para serem implementadas.

Se seu navegador não puder executar o vídeo, <a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br />Se preferir, <a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/agencia/ago/Sonora_Albano Franco.mp3">obtenha o vídeo</a> e salve-o em seu computador.

Em entrevista à Rádio Câmara, Albano Franco disse que as medidas implantadas para combater a crise estão no caminho certo.

Indústria
No mês passado, a comissão que analisou a crise na indústria aprovou o parecer do relator, deputado Pedro Eugênio (PT-PE). Entre outras medidas, o texto sugere estímulos às micro e pequenas empresas, à produção industrial local, à oferta de crédito e ao comércio exterior.

Os relatórios sobre o impacto da crise no setor de comércio e empregos ainda não foram votados pelas respectivas comissões.

Notícias relacionadas:
Relatório pede mais crédito e menos custos para a agricultura
Crise no mercado: comissão aprova relatório por mais concorrência
Relator da crise no emprego quer mais proteção ao trabalhador
Crise no comércio: Relatório final da comissão tem 21 sugestões

Reportagem – Silvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição – Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.