Política e Administração Pública

Presidentes defendem criação de conselho de tribunais de contas

23/06/2009 - 19:03  

Os presidentes de tribunais estaduais de contas manifestaram apoio à criação do Conselho Nacional de Tribunais de Contas para dar maior eficiência e transparência ao sistema.

O aval foi dado durante audiência pública realizada nesta terça-feira pela Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 28/07), de autoria do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que propõe a criação desse novo Conselho.

Para o deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que presidiu parte da audiência pública, a criação do Conselho Nacional vai aprimorar e dar transparência ao sistema de tribunais de contas no País, assim como tem acontecido com o Conselho Nacional de Justiça em relação às atividades do Judiciário e do Conselho Nacional do Ministério Público em relação a essa instituição.

"Vai ser de extrema importância para uniformizar controles e também para a transparência dos atos públicos. Isso vai ajudar a corrigir práticas muitas vezes contrárias à moralidade que podem estar ocorrendo nos tribunais de contas do Brasil", avalia.

Falhas no sistema
Da mesma opinião é o presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, José Mauricio de Lima, que aponta falhas no sistema. "Você tem no sistema de tribunais de contas homens de todas os matizes. E muitos desses matizes não estão comprometidos com a seriedade do trabalho que o tribunal de contas tem que atender. Então precisamos fazer quase que um pente-fino na parte da probidade, de estudo, da dignidade e do respeito."

Se seu navegador não puder executar o vídeo, <a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br />Se preferir, <a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/agencia/sonora_nolasco.mp3">obtenha o vídeo</a> e salve-o em seu computador.

O presidente do Tribunal de Contas do Rio, José Maurício entende que a criação do Conselho vai respaldar os tribunais

José Maurício propõe inclusive que o Conselho Nacional fiscalize o Tribunal de Contas da União (TCU). "Eu acho que o TCU não pode ser um órgão que não pode ser fiscalizado. Qual a diferença do Tribunal de Contas da União para o tribunal de contas dos estados em matéria de fiscalização? Ele tem de olhar a economicidade, a eficiência, a probidade."

Notícias relacionadas:
Associação defende criação de conselho de tribunais de contas
TCU cria rede de controle da administração pública
Comissão sobre controle dos tribunais de contas é instalada

Reportagem - Eduardo Tramarim/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 28/2007

Íntegra da proposta