Política e Administração Pública

Projeto cria dois cargos de juiz para Superior Tribunal Militar

19/02/2009 - 10:02  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4572/09, do Superior Tribunal Militar, que cria um cargo de juiz-auditor e um cargo de juiz-auditor substituto para a Justiça Militar da União. Os cargos destinam-se à Segunda Auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar, com sede na capital federal.

Segundo o tribunal, os recursos destinados à criação dos cargos já existem no orçamento do órgão, e a previsão da segunda auditoria para esta circunscrição permanece prevista na legislação.

Atualmente, existem 18 cargos de juiz-auditor e outros 18 de juiz-auditor substituto.

Aumento de atividade
Na justificativa do projeto, argumenta-se que houve um aumento da atividade jurisdicional da Primeira Auditoria da 11ª Circunscrição, responsável pela análise dos processos decorrentes de crimes militares cometidos no exterior. Por esse motivo, a única auditoria existente na circunscrição está sobrecarregada.

O STM argumenta ainda que "tem sido intensificada a participação de contingentes militares brasileiros em missões internacionais de paz sob os auspícios da Organização das Nações Unidas". Por esse motivo, acrescenta, é provável que o número de processos destinados à circunscrição também aumente.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Trabalho aprova criação de 171 cargos e funções na Justiça Militar

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4572/2009

Íntegra da proposta