Política e Administração Pública

Projeto estabelece novo modelo de organização sindical

29/01/2009 - 12:22  

O Projeto de Lei 4430/08, do deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), estabelece nova regulação para toda a organização sindical, tanto urbana como rural. Os elementos principais da proposta são:
- liberdade de associação aos sindicatos e a soberania da base na filiação destes às federações, confederações e centrais sindicais;
- garantia de igualdade nas eleições sindicais para todos os candidatos e também para os candidatos da representação no local de trabalho;
- normas democráticas para a sustentação financeira;
- amplo acesso de sindicalizados e representados às informações relativas à sua entidade sindical;
- fortalecimento das centrais sindicais, mantida a base do poder sindical nas mãos dos sindicatos;
- garantia da não-intervenção do Estado na organização sindical.

Contribuição sindical
O projeto prevê a substituição do chamado imposto sindical, com valor determinado em lei, por uma contribuição sindical com valor deliberado pela assembleia geral dos sindicalizados.

Fica também com a assembleia a decisão sobre que entidades sindicais de grau superior - federações ou confederações - devam receber parcela da contribuição.

Como regra de transição, é estabelecido um período de três anos de convivência dos dois sistemas, cabendo a cada sindicato, em assembleia geral, definir sua adesão ao novo sistema. Depois de adotá-lo, o sindicato não poderá mais se valer do anterior imposto sindical.

Legislação anacrônica
"As regras vigentes da organização sindical, no essencial, vêm de um período em que a sociedade era muito menos complexa, são de antes da revolução tecnológica, da desregulamentação, da restrição de direitos trabalhistas, da terceirização e de outras formas mais precárias de contratação", argumenta o parlamentar.

O deputado explica que o projeto valoriza a negociação coletiva - "principal função das entidades sindicais". Ao mesmo tempo, o projeto reconhece as centrais sindicais.

Pelo projeto, as centrais passarão gradualmente a ser financiadas pela contribuição sindical, à medida em que as assembleias dos sindicatos forem aprovando esta nova fórmula.

O projeto pretende aumentar a representatividade do movimento sindical, garantindo plena liberdade de associação, inclusive de uma entidade à outra, e pela discussão e votação de propostas de negociação e contribuição por todos os integrantes da categoria.

"Qualquer que seja a alteração no ordenamento trabalhista, o direito ao trabalho digno deve ser a principal preocupação", sustenta o deputado. A proposta vincula ainda o trabalhador terceirizado ao sindicato da categoria profissional preponderante na empresa, independente da forma de contratação.

Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Trabalho aprova liberdade sindical no serviço público
Liberdade sindical pode gerar polêmica em consolidação de leis
Relator é contra suspensão da contribuição sindical do servidor
Comissão ratifica negociação coletiva no setor público
CCJ aprova convenção sobre liberdade sindical no serviço público
Lupi pede apoio para cobrança de contribuição no serviço público
Multa por imposto sindical em atraso poderá ser reduzida

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4430/2008

Íntegra da proposta