Política e Administração Pública

Empresas de saneamento podem ter isenção de tributos

13/06/2008 - 14:58  

Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 2818/08, do deputado Renato Molling (PP-RS), concede isenção do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) a empresas de saneamento básico.

Só terão direito ao benefício, no entanto, empresas sem fins lucrativos, que não repartam lucros entre dirigentes e empregados. Quem receber a isenção também ficará obrigado, conforme o texto, a reaplicar os lucros em obras de saneamento.

Disseminação de doenças
Renato Molling argumenta que a falta de acesso à água tratada e a esgotamento sanitário consiste em um dos piores problemas principalmente das periferias das grandes cidades. "A conseqüência inevitável desse quadro angustiante é a disseminação de doenças endêmicas que põem em risco a vida de milhares de pessoas", afirma.

Na opinião do parlamentar, desde a década de 1990, "com a agenda neoliberal de privatizações", o setor de saneamento básico sofre com falta de recursos. Diante disso, enfatiza que "a única medida capaz de reverter a situação reside na implantação de um sistema que atenda às áreas periféricas, onde predominam famílias de baixa renda".

Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova aumento de tributo sobre lucro dos bancos
Projeto especifica setores que terão obras mais baratas
MP destina R$ 1,25 bi para saneamento em comunidade pobre

Reportagem - Maria Neves
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2818/2008

Íntegra da proposta