Política e Administração Pública

Responsável por concurso poderá ser punido por fraude

13/03/2008 - 11:32  

O Projeto de Lei 2588/07, do deputado Neilton Mulim (PR-RJ), penaliza civil e administrativamente responsáveis por organização de concursos públicos ou vestibulares em que haja vazamento de gabarito ou fraude. Pelo projeto, quando a violação ocorrer durante a realização das provas, a punição dos responsáveis dependerá de dolo ou culpa. Nesse caso, a entidade promotora do concurso será proibida de participar da realização de qualquer concurso pelo período de cinco a oito anos. As despesas do candidato deverão ser ressarcidas.

Caso ocorra vazamento de informações diretamente da entidade promotora, a imputação de responsabilidade independerá de dolo ou culpa. Nessa situação, além de ficar impedida de realizar concursos pelo período de cinco a oito anos, a entidade sofrerá a suspensão imediata para participar de qualquer processo durante a apuração da fraude.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 252/03, do Senado, que estabelece normas gerais para a realização de concursos públicos. Essa proposta, por sua vez, tramita juntamente com o PL 3461/89, também do Senado, que regulamenta a investidura em cargo ou emprego da administração publica em qualquer dos poderes da União dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Os textos serão analisados pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Fraude em concursos públicos pode tornar-se crime

Reportagem - Maria Neves
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2588/2007

Íntegra da proposta