Política e Administração Pública

Projeto habilita municípios a conceder licença ambiental

29/01/2008 - 10:40  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2029/07, do deputado Betinho Rosado (DEM-RN), que habilita os municípios a conceder licenciamento ambiental no âmbito de sua jurisdição. O projeto redefine as atribuições legais dos municípios no âmbito da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81). Pela proposta, eles poderão instituir normas e padrões ambientais, inclusive sobre taxa de fiscalização, desde que observados os critérios legais vigentes em níveis federal e estadual.

Conforme a lei em vigor, as licenças ambientais são exclusivas da União, por meio do Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Ibama pode fazer convênio com órgãos estaduais para a concessão de licenciamento de obras e empreendimentos na jurisdição dos estados.

Autonomia
Segundo o deputado, é necessário dar autonomia aos municípios para a gestão ambiental, incluindo o poder de polícia para fiscalizar todos os empreendimentos que potencialmente causem degradação, e o poder de promover o licenciamento ambiental nos casos de impacto local.

De acordo com o parlamentar, "não há nada mais legítimo que, no âmbito do interesse local, o município estabeleça normas ambientais e exija o seu devido cumprimento".

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; de e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário. O texto tramita apensado ao PL 3729/04, que define critérios para licenciamento ambiental.

Notícias anteriores:
Comissão aprova divisão de competência sobre meio ambiente
Agricultura aprova licenciamento ambiental por estados

Reportagem - Antonio Barros
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2029/2007

Íntegra da proposta