Política e Administração Pública

Projeto cria incentivo para geração de energia alternativa

28/01/2008 - 16:35  

O Projeto de Lei 2023/07, do deputado Guilherme Campos (DEM-SP), permite deduzir do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) gastos com a compra de bens e serviços para geração de energias alternativas, especialmente solar e eólica. O desconto será limitado a 8% do imposto devido.

A proposta também elimina as alíquotas de contribuição para o PIS/Pasep e para a Cofins e isenta as empresas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de produtos e serviços destinados para o mesmo fim.

Um dos objetivos da proposta é contribuir para amenizar os efeitos do aquecimento global. Guilherme Campos lembra que estudos internacionais mostram que a temperatura da Terra pode elevar-se de 1,8ºC a 4ºC até 2100. "Não é por outro motivo que ações relativas a energias limpas vêm sendo desenvolvidas em todo o mundo", acrescenta.

Na opinião do deputado, a utilização de energias alternativas ainda contribui para amenizar a pressão por investimentos no setor de energia. Segundo ele, empresas e famílias serão incentivadas a utilizar instalações próprias para atender suas demandas. "Dessa maneira, embora sugira uma desoneração tributária, o projeto não põe em risco as metas fiscais, já que a redução dos gastos públicos tende a compensar a receita porventura não arrecadada", diz.

Tramitação
A proposta tramita apensada ao Projeto de Lei 630/03, do ex-deputado Roberto Gouveia, que cria fundo especial para financiar pesquisas e a produção de energia elétrica e térmica a partir de energia solar e eólica. Os textos tramitam em caráter conclusivo e serão analisados por comissão especial.

Notícias anteriores:
Comissão facilita produção de energias alternativas
Projeto cria política nacional de energia alternativa

Reportagem - Maria Neves
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
MR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2023/2007

Íntegra da proposta