Política e Administração Pública

PEC submete ao Congresso decisão sobre terras indígenas

17/01/2008 - 08:33  

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 117/07, do deputado Edio Lopes (PMDB-RR), que torna obrigatória a aprovação de lei específica para demarcação de cada terra indígena. O objetivo é submeter ao Congresso Nacional os critérios para a demarcação das áreas destinadas aos índios.

A Constituição de 1988 reconhece os direitos desses povos às terras que ocupam, além de sua organização social e preservação de seus costumes, tradições, línguas, crenças. O texto constitucional atribui à União a competência para a demarcação dos territórios destinados às comunidades indígenas.

No entanto, na avaliação do deputado, é necessário deixar explícito que deve haver lei específica para a demarcação, para que o tema seja examinado exaustivamente no Congresso.

Estatuto do Índio
O deputado explica que o Estatuto do Índio (Lei 6.001/73) determina que a demarcação seja realizada administrativamente, de acordo com processo estabelecido por decreto do Poder Executivo. O Decreto 1.775/96, que atende às exigências do Estatuto do Índio, estabelece que a demarcação dos limites seja fundamentada em estudo antropológico de identificação realizado por antropólogo de qualificação reconhecida.

Para o deputado, as exigências atuais são inadequadas. "A demarcação, que é uma competência da União, passou de fato a ser, por força das normas vigentes, uma atribuição restrita a um profissional `de qualificação reconhecida`", reclama.

Interesses sociais
Edio Lopes ressalta ainda que as demarcações de áreas para índios têm reflexos em toda a sociedade brasileira, pois envolvem interesses não apenas das comunidades indígenas, mas também dos estados, municípios, famílias e cidadãos não-índios, cujas terras são atingidas.

Além disso, "o destino de significativa fatia do território nacional não pode ser decidido por um único órgão da administração pública, muito menos por um seleto grupo técnico que, em última instância, está sujeito ao parecer de um único profissional, no caso o antropólogo", reitera.

Tramitação
A proposta tramita apensada à PEC 215/00, do ex-deputado Almir Sá, que também submete ao Congresso a demarcação de terras indígenas. Se for aprovada a admissibilidade dos projetos na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, será criada uma comissão especial para analisá-los. Em seguida, as matérias deverão ser votados pelo Plenário em dois turnos.

Conheça a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
Projeto vincula desocupação de área indígena a indenização
Portaria que deu terra à tribo Terena poderá ser suspensa
Lideranças indígenas pedem aprovação de estatuto
Agricultura aprova fim de áreas indígenas em SC
Proposta susta efeitos de ato da Funai sobre área indígena
Instalada comissão sobre mineração em terras indígenas
Congresso poderá decidir demarcação de terras indígenas
PEC submete ao Congresso demarcação de área indígena
Comissão muda regras para demarcação de terras indígenas

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 117/2007

Íntegra da proposta