Política e Administração Pública

Projeto institui repasse mínimo para universidade estadual

15/01/2008 - 12:46  

A Câmara examina a proposta de vinculação de receitas da União para a manutenção e o desenvolvimento do ensino superior das universidades públicas estaduais e municipais. O Projeto de Lei 1559/07, do deputado Waldir Maranhão (PP-MA), exige um repasse anual de, pelo menos, 10% dos recursos aplicados pelo governo federal na manutenção e no desenvolvimento do ensino público.

De acordo com o projeto, a União também deverá destinar às universidades públicas estaduais e municipais pelo menos 20% dos recursos destinados a atividades de pesquisa e extensão. O autor afirma que, atualmente, os recursos para as universidades estaduais e municipais são insuficientes para atender o crescimento da demanda dessas instituições.

A proposta estabelece que a alocação dos recursos federais deverá ser realizada segundo critérios a serem definidos em regulamento próprio. A quantidade de alunos matriculados nas universidades públicas estaduais e municipais, o valor mínimo do custo-aluno e a necessidade de redução das desigualdades regionais e desigualdades internas de cada sistema de ensino superior serão consideradas.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão renunciar aos repasses para saldar suas dívidas com a União, desde que apliquem recursos próprios, em valor equivalente, em manutenção e desenvolvimento de suas universidades públicas.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova garantia de recursos para universidades

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1559/2007

Íntegra da proposta