Política e Administração Pública

Efeito estufa: projeto torna licenciamento mais rigoroso

08/01/2008 - 09:43  

O Projeto de Lei 1147/07, do deputado Chico Alencar (Psol-RJ), torna obrigatória, no processo de licenciamento ambiental de obras ou atividades potencialmente poluidoras, a realização de balanço de emissões de gases do efeito estufa. O balanço deverá ser feito pelo empreendedor e observará principalmente a emissão de dióxido de carbono. Também deverá ser incluída a previsão de medidas para minimizar os impactos negativos ao meio ambiente e compensar a emissão dos gases.

Chico Alencar lembra que em 2007 especialistas de vários países divulgaram o quarto relatório de avaliação sobre a base científica das mudanças climáticas, no qual se pode constatar que a maior parte do aquecimento global dos últimos 50 anos decorre da emissão de gases do efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono.

"Previu-se que a temperatura média da Terra poderá subir, neste século, de 1,8°C a 4°C, com impactos catastróficos decorrentes de eventos extremos, como tempestades e furacões, ondas de calor, desertificação de extensas áreas, derretimento das calotas polares e elevação do nível do mar", ressaltou o deputado.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 3729/04, que estabelece normas sobre licença ambiental e regulamenta o dispositivo constitucional sobre o tema. As propostas serão analisadas em regime de prioridade pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguem para o Plenário.

Notícias anteriores:
Dificuldades marcam conferência sobre mudanças climáticas
Congresso aprova recomendações sobre mudanças climáticas
Câmara defende meta de redução de gases em evento da ONU
Câmara é primeiro Parlamento carbono neutro do mundo
Meio Ambiente aprova política de mudanças climáticas
Parlamentares vão conferir exploração de florestas em 2008
Comissão aprova diretrizes para negociar emissão de gases
Debatedores cobram ação do Brasil sobre mudança climática

Reportagem - Oscar Telles
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta