Política e Administração Pública

Parlamentares vão discutir PPA com cidadãos em 10 debates regionais

08/09/2011 - 19:14  

A Comissão Mista de Orçamento vai percorrer o País para debater a proposta de Plano Plurianual (PPA) do governo, que define as metas das políticas públicas para os próximos quatro anos. O relator do texto, senador Walter Pinheiro (PT-BA), afirma que serão realizadas dez audiências públicas, duas em cada região do País, com o objetivo de aproximar o PPA das realidades locais.

As cidades e as datas ainda serão definidas. "A ideia é que a comissão vá ao encontro dos segmentos organizados da sociedade civil para que a gente possa encaixar a real necessidade no Orçamento de cada ano”, disse Pinheiro. “Ninguém mora na União ou no Estado. O cidadão vive no município, então as políticas têm que estar voltadas para atender essa demanda local."

Pinheiro alertou, porém, que o desempenho da economia diante da crise internacional deve ser considerado, para evitar que o PPA seja "fantasioso" ou "superestimado". "Você permite a participação, mas dizendo a essa população o que é possível encaixar, para não criar falsas expectativas, nem criar uma situação que leve a não execução das propostas."

O PPA 2012-2015 prevê investimentos de R$ 5,4 trilhões. O volume é 38% maior do que o previsto no plano anterior. Mais da metade dos investimentos será na área social, segundo o texto.

O relatório do senador Walter Pinheiro ao PPA deverá ser votado pela Comissão de Orçamento até o dia 26 de outubro e, pelo Plenário do Congresso, até 2 de novembro.

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.