Ciência, tecnologia e Comunicações

Site da Câmara é exemplo de transparência no continente

19/03/2007 - 19:01  

Um estudo da Universidade Federal do Paraná mostra que o site da Câmara (www.camara.gov.br) é exemplo de transparência em toda a América do Sul. Segundo o levantamento, o portal da Casa tem o melhor grau de conteúdo e informatização entre os sites de poderes legislativos de onze países pesquisados. De autoria do professor de Ciência Política Sérgio Braga, o estudo leva em conta informações de interesse da sociedade e a facilidade de navegação nos portais dos legislativos.

No ranking dos campeões de transparência, a Câmara vem seguida do Congresso da República do Peru e do Senado brasileiro. No site da Câmara, o cidadão encontra dados como a presença dos parlamentares nas sessões, resultado de votações, perfil de cada deputado, filiações partidárias anteriores, declaração patrimonial e remuneração dos deputados, contratos da casa, além de suas principais propostas

De acordo com Sérgio Braga, que estuda sites legislativos há quatro anos, o destaque do portal da câmara é a transmissão ao vivo de todas as sessões. "O cidadão pode acompanhar o processo de governo, as políticas, seu parlamentar. Isso desmistifica o processo legislativo, aproximando-o do povo. O cidadão vai ver que a política não é tão simples como parece", afirma o professor.

Em janeiro deste ano, o programa Palavra de Especialista, da Rádio Câmara, entrevistou o professor Sérgio Braga sobre o assunto. Clique abaixo para ouvir a entrevista.

1º bloco
2º bloco

Da Redação/NN

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.