CCJ adia decisão sobre recurso contra CPI do Apagão Aéreo

14/03/2007 - 20:22  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) adiou para a próxima terça-feira a votação do recurso do PT contra a criação da CPI do Apagão Aéreo. Pedido de vista conjunto ao parecer do relator, deputado Colbert Martins (PMDB-BA), favorável ao recurso, impediu que a CCJ votasse o assunto nesta quarta-feira. Com isso, a comissão deve aguardar duas sessões do Plenário para voltar ao tema.

Governistas e oposicionistas ficaram satisfeitos com o resultado da reunião da CCJ. Estes, em razão do adiamento da votação do recurso. "A oposição se propôs a impedir a votação do recurso e conseguiu atingir esse objetivo", disse o líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC). Já a bancada aliada considerou uma vitória o fato de o adiamento ter se dado por meio de um pedido de vista, o que torna inevitável a votação do recurso na próxima semana. "Nós estamos aqui desde as 9 horas, mas vencemos", disse o vice-líder do PT Maurício Rands (PE) ao final da reunião, encerrada às 15 horas.

Na última segunda-feira, os líderes da oposição protocolaram mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para a instalação imediata da CPI, e desde então vêm procurando obstruir os trabalhos da CCJ e do Plenário.

A instalação da CPI havia sido determinada na quarta-feira da semana passada (7) pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia. O líder do PT, deputado Luiz Sérgio (RJ), questionou a decisão por meio de questão de ordem. Chinaglia indeferiu a questão de ordem, mas Luiz Sérgio apresentou recurso à CCJ com efeito suspensivo da instalação da CPI. Na quinta-feira (8), o Plenário da Câmara aprovou o efeito suspensivo. Dessa forma, a instalação está suspensa até que a CCJ tome uma decisão sobre o recurso. Depois disso, o Plenário fará o julgamento definitivo.

Parecer
O parecer do relator sobre o recurso sustentou que o requerimento para a criação da comissão de inquérito falha em cumprir os requisitos constitucionais para a instalação de uma CPI. Segundo Colbert Martins, o documento não indica o número de integrantes da comissão, não estabelece prazo para seu funcionamento nem apresenta fato certo e determinado. Por essas razões, Martins defende que o recurso contrário à CPI seja acatado pela CCJ, e o requerimento, arquivado.

O parecer, em parte, vai de encontro à jurisprudência da Secretaria-Geral da Mesa, cuja assessoria informou que nunca um requerimento para instalação de CPI foi rejeitado por não conter o número de integrantes da comissão proposta e o prazo de funcionamento.

A questão mais polêmica é decidir se o objeto das investigações da CPI, "causas, conseqüências e responsáveis pela crise do sistema de tráfego aéreo brasileiro", é fato certo e determinado.

STF
De acordo com o deputado Fernando Coruja, o ministro do STF Celso de Mello, relator do mandado de segurança que pede a instalação imediata da CPI, disse ontem que a jurisprudência do Supremo tem sido a de interferir em questões como a instalação de comissões de inquérito para garantir os direitos da minoria. Coruja afirma que deixar essa questão ser decidida soberanamente pelo Plenário da Câmara significa transformar a CPI em instrumento das maiorias, já que, na prática, em vez de necessitar do apoio de 1/3 dos deputados para serem criadas (como determina o Regimento Interno), essas comissões passariam a exigir o crivo da maioria deles.

Maurício Rands, por sua vez, acredita que Mello vai votar a favor dos governistas. "Ele pode decidir monocraticamente (sozinho), mas é provável que submeta a questão ao plenário [do STF]", disse. Integrantes da base aliada encontraram-se nesta quarta-feira com o ministro para defender os motivos da não-instalação da CPI.

A decisão do STF sobre o mandado de segurança dos líderes da oposição pode ser divulgada ainda nesta quarta-feira.

Leia mais:
Governo e oposição discutem por causa de obstrução

Notícias anteriores:
Impasse em torno de CPI deixa Plenário sem votações
Em protesto pela CPI, oposição paralisa trabalhos da CCJ
Oposição recorre ao STF para instalar CPI do Apagão Aéreo
Câmara suspende CPI do Apagão Aéreo

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.