Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissão quer explicações sobre a Rede de TV Pública

14/03/2007 - 18:06  

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), disse que vai convidar ainda hoje o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para que ele venha à comissão explicar o objetivo do governo com a criação da Rede Nacional de TV Pública do Executivo.

Para Semeghini, houve uma inversão de prioridade no processo de discussão sobre o novo canal. Ele acredita que, antes de se definirem recursos para infra-estrutura, a discussão sobre o novo canal deveria ter começado pelo conteúdo que será exibido. "Temos exemplos belíssimos de TVs públicas no mundo e temos o lado oposto na Venezuela, com o presidente Hugo Chaves usando os meios de comunicação para divulgar sua ideologia." O requerimento para convite ao ministro é do deputado Paulo Bornhausen (PFL-SC).

Custo da rede de TV
O tema ganhou peso na comissão depois de o ministro das Comunicações ter apresentado anteprojeto da criação da rede ao presidente Lula na última segunda-feira (12). A estimativa é que o custo da TV do Poder Executivo seja de R$ 250 milhões nos próximos quatro anos. Os canais públicos estão previstos no decreto que implantou a TV digital no País. O ministro disse que as primeiras transmissões poderão começar no fim deste ano, se a proposta for aprovada.

O anteprojeto, segundo o ministro, estabelece qual o procedimento para a instalação da rede da TV do Executivo. No primeiro ano, serão gastos cerca de R$ 100 milhões com a compra de transmissores e com equipamentos de potência baixa, para atender principalmente às cidades menores.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.