Mesa Diretora quer aumentar tempo destinado a discursos

14/03/2007 - 14:36  

A Mesa Diretora da Câmara decidiu nesta quarta-feira apoiar projeto de resolução (PRC 26/07) do deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) que altera os horários da sessão do Plenário. A idéia é destinar mais tempo para o pequeno e o grande expediente (fase de discursos) para que as votações (Ordem do Dia) comecem sempre no horário previsto, às 16 horas. O projeto precisa ser votado pelo Plenário.

O 2º vice-presidente da Câmara, deputado Inocêncio Oliveira (PL-PE), explicou que, de segunda a quinta-feira, a sessão deverá começar às 13 horas, em vez de às 14 horas, e terá seis horas de duração. Hoje, a sessão dura cinco horas. Na sexta-feira, a sessão continuará tendo início às 9 horas, mas terá duração de seis horas, em vez das cinco atuais.

O pequeno expediente (horário destinado a discursos breves), que é a primeira parte da sessão, passará a ter uma hora e 20 minutos de duração. Hoje, são 60 minutos e apenas seis ou sete deputados conseguem falar nessa parte da sessão. Com o novo horário, poderão discursar 16 parlamentares. Em seguida, serão reservados dez minutos para discursos dados como lidos e dez minutos para a apresentação de proposições.

O grande expediente (destinado a pronunciamentos parlamentares), realizado em seguida, tem hoje duração improrrogável de 50 minutos. Com as alterações, essa parte da sessão começaria por volta de 14h50, com quatro discursos de 15 minutos e não mais dois pronunciamentos de 25 minutos, como é hoje.

Reportagem - Sílvia Mugnatto / Rádio Câmara
Edição – Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.