Direitos Humanos

Projeto prevê pronto atendimento a vítima de abuso sexual

22/02/2007 - 12:03  

O Projeto de Lei 15/07, do deputado licenciado Dr. Pinotti (PFL-SP), obriga todos os hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) a atender imediatamente as vítimas de agressão sexual. Dr. Pinotti esclarece que o objetivo principal é conciliar o tratamento emergencial com a coleta do material necessário para a perícia policial.

A proposta torna obrigatórios o diagnóstico e o tratamento das lesões, além do amparo médico, psicológico e social. As unidades de saúde também devem facilitar o registro da ocorrência e encaminhar a vítima ao Instituto Médico Legal (IML) e às delegacias especializadas, com informações que possam ser úteis à identificação do agressor.

Também devem ser tomadas medidas para prevenir gravidez e reduzir os riscos de contágio por doenças sexualmente transmissíveis. Todos os serviços devem ser prestados gratuitamente.

O deputado Pinotti lembra que hoje a grande maioria das vítimas de agressão sexual é obrigada a ir ao IML antes de procurar atendimento médico, sob pena de impossibilitar a coleta de material para perícia. "Essa exigência acaba por provocar uma nova forma de agressão", sustenta.

Tramitação
A proposta será analisada em conjunto com o PL 60/99, da ex-deputada Iara Bernardi, que estabelece atendimento imediato e multidisciplinar nos casos de abuso sexual, para permitir o controle e tratamento do ponto de vista físico e emocional da vítima. Ambos os textos estão prontos para votação em Plenário.

Notícias anteriores:
Bancada feminina escolhe projetos prioritários para 2007
Projeto substitui termo estupro por assalto sexual

Reportagem - Maria Neves
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.