Cidades e transportes

Projeto autoriza uso de recursos hídricos em Roraima

21/02/2007 - 14:53  

A Câmara analisa o Projeto de Decreto Legislativo 2540/06, do Senado, que autoriza o aproveitamento dos recursos hídricos - incluídos os potenciais energéticos - situados na cachoeira do Tamanduá, na região do rio Cotingo, em Roraima. O aproveitamento desses recursos, segundo o projeto, estará condicionado à prévia decisão das comunidades indígenas afetadas, que realizarão audiências públicas acompanhadas pela Assembléia Legislativa de Roraima. O Congresso Nacional também deverá aprovar o acordo proposto aos indígenas.

Também será requerida a implantação pelo órgão indigenista competente de medidas específicas de proteção à integridade física, socioeconômica e cultural dos povos indígenas. Por outro lado, o órgão ambiental competente deverá encarregar-se do estudo de impacto ambiental.

Caberá ainda ao órgão ambiental fiscalizar o aproveitamento dos recursos hídricos, fazendo cumprir todas as exigências de preservação das condições ambientais. A intenção da proposta é dar segurança ao fornecimento de energia elétrica em Roraima, estado que hoje importa energia da Venezuela.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois será votado pelo Plenário.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 2540/2006

Íntegra da proposta