Projeto destina vagas do Prouni para pequenas cidades

19/01/2007 - 16:15  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7572/06, do deputado Fernando de Fabinho (PFL-BA), que destina um percentual de bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) para estudantes domiciliados em municípios com menos de 50 mil habitantes.

O número de vagas oferecidas para os moradores de pequenas cidades, segundo o texto, deve ser proporcional ao número de estudantes que vivem em pequenos municípios no estado em que a universidade está localizada.

Democratização do ensino
De acordo com o deputado, "há um abismo entre as oportunidades educacionais oferecidas aos habitantes do interior e as dos moradores dos grandes centros urbanos". Segundo ele, a mudança sugerida "equalizará oportunidades e fará mais democrática a universidade brasileira".

Fabinho disse que a criação do Prouni "representou um importante passo no sentido da democratização da universidade brasileira". O parlamentar destacou que "milhares de estudantes passaram a ter a oportunidade de seguir um curso superior e, assim, de melhorarem suas vidas".

Tramitação
A proposta segue para análise, em caráter conclusivo, nas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova mais rigor para cursos do ProUni
Duas avaliações negativas podem excluir curso do ProUni
Faculdade municipal poderá ter direito a aderir ao Prouni
Câmara aprovou em 2005 ampliação do acesso ao ProUni

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.