Comissão pressiona por demarcação de terras indígenas

18/01/2007 - 18:13  

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara vai elaborar um ofício a ser encaminhado ao Ministério da Justiça pedindo empenho para a demarcação de 11 mil hectares de terras dos índios tupiniquins e guaranis no Espírito Santo. A terra é ocupada atualmente pela empresa Aracruz Celulose.

Representantes das duas etnias foram recebidos na tarde desta quinta-feira pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). O parlamentar considera justa a reivindicação do grupo, uma vez que já há um parecer da Fundação Nacional do Índio (Funai) favorável às duas etnias. "O presidente Lula determinou ao Ministério da Justiça que fizesse a demarcação até o final do ano. O ministro da Justiça foi ao Espírito Santo e se comprometeu a decidir até o dia 31 de dezembro. Como não decidiu, os índios vieram aqui para ver se tem condições de acelerar o processo."

Guerra política
Cerca de 50 índios tupiniquins e guaranis do Espírito Santo estão acampados desde quarta-feira (17) em frente ao Ministério da Justiça. Eles vieram para a audiência com o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh com pinturas de guerra pelo corpo. O cacique tupiniquim Vilson Beneditino de Oliveira explica: "Ao longo do tempo, nossos antepassados tiveram que lutar para que tívessemos hoje um pedaço de terra. Estamos aqui de novo, lutando por uma ampliação; apesar de a manifestação ser pacífica, é uma guerra política." Vilson Beneditino disse que os índios sabem que a Aracruz Celulose tem seus aliados políticos e, por isso, entendem que estão no meio de uma guerra.

Segundo ele, 2.500 índios tupiniquins e guaranis ocupam atualmente 7 mil hectares de terras no município de Aracruz, no Espírito Santo. As disputas entre a multinacional e os indígenas pela posse da terra já duram mais de duas décadas.

Notícias anteriores:
Proposta regulamenta a ocupação de terras indígenas
Direitos Humanos aprova apoio à agricultura indígena
Comissão aprova hipóteses para ocupação de terra indígena
Comissão aprova regra para demarcação de área indígena
Projeto cria parceria agrícola em terras indígenas
Projeto regula exploração de minério em terra indígena

Reportagem - Marise Lugullo/Rádio Câmara
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.