Psicóloga defende legendas e intérprete de Libras na TV

05/12/2006 - 12:50  

A psicóloga Luciana Sherman, especialista em deficiência auditiva, destacou a importância de o Congresso aprovar projetos de lei relacionados às pessoas com deficiência. Entre as propostas em tramitação, ela citou aquelas que tornam obrigatória a adoção de legendas e de intérpretes para linguagem de sinais (Libras) na televisão brasileira. A psicóloga lembrou que, nas últimas eleições, a propaganda educativa do governo já contou com o uso de linguagem de sinais, o que, a seu ver, representou um avanço. Luciana participa de mesa-redonda em homenagem ao Dia da Acessibilidade.

Segundo a psicóloga, a tecnologia é uma aliada na inclusão de pessoas com deficiência. Ela apontou as vantagens do teste da orelhinha (feito nos primeiros dias de vida do bebê), que diminui o tempo de diagnóstico de perda auditiva e permite, se for o caso, um tratamento mais rápido e o desenvolvimento da comunicação oral da criança. Já o implante coclear proporciona um certo grau de audição à criança com surdez profunda.

Luciana Sherman destacou que a escola também é fundamental para a inclusão das pessoas com deficiência, inclusive das crianças com deficiência auditiva. A psicóloga trabalha no Centro Educacional de Audição e Linguagem (Ceal), em Brasília, que atende a crianças carentes com surdez.

A mesa-redonda é promovida pela comissão especial que analisa o projeto do Estatuto do Portador de Necessidades Especiais (PL 3638/00). O evento ocorre no plenário 11.

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.