Consumidor

Câmara aprova regulamentação de película em vidro de carro

10/11/2006 - 19:30  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 5472/05, do ex-deputado Capitão Wayne, que altera o Código de Trânsito Brasileiro para permitir e regulamentar o uso de películas de proteção contra raios solares nos vidros dos veículos.
Pela proposta, o percentual de luz que atravessa o conjunto vidro-película não poderá ser inferior a 70% no pára-brisa, a 28% nos vidros laterais dianteiros e a 15% nos demais vidros.
O relator da matéria na comissão foi o deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ), que apresentou emenda de redação para adaptar o projeto às resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Espelhos retrovisores
De acordo com o projeto, todos os veículos que usem materiais em suas áreas envidraçadas deverão possuir espelhos retrovisores externos, direito e esquerdo. Além disso, não será permitido colocar inscrições, painéis decorativos ou pinturas que comprometam a segurança do automóvel.
Os casos de ambulâncias, carros de segurança e outros veículos que exijam películas mais escuras serão regulamentados pelo Contran.

Resolução
A resolução atual do Contran determina que a transmissão de luz entre vidro e película não poderá ser inferior a 75% no pára-brisa e 70% para os vidros laterais. Nos casos em que os vidros não interferem nas áreas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, a colocação de película é permitida, desde que haja pelo menos 50% de transmissão luminosa.
O uso de películas, cartazes ou pinturas só é permitido se o veículo possuir espelhos retrovisores externos de ambos os lados.

A proposta seguirá para análise do Senado.

Notícias anteriores:
Transportes aprova uso de película em vidro de carro

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.