Ciência, tecnologia e Comunicações

Seminário destaca experiências de inclusão digital

07/11/2006 - 22:27  

Especialistas destacaram na tarde desta terça-feira, durante o seminário "Internet para todos - uma estratégia focada nos municípios", relatos de casos bem-sucedidos de internet pública no Brasil e no exterior. O objetivo dos debatedores foi demonstrar a viabilidade de propostas de universalização do acesso à internet no Brasil. O evento foi promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, por sugestão da deputada Luiza Erundina (PSB-SP).
Uma das iniciativas abordadas foi o projeto "Piraí Digital", que integra o programa "Cidades Digitais", do estado do Rio de Janeiro. De acordo com Franklin Dias Coelho, coordenador do projeto e professor da Universidade Federal Fluminense, o objetivo é a informatização das escolas e dos postos de saúde e a oferta de terminais de computador de acesso público. Ele apontou os consórcios digitais regionais como estratégia para a universalização da internet. "Os consórcios reduzem em até três vezes os custos operacionais", afirmou.

Acesso popular
O prefeito de Sud Mennucci (SP), Celso Torquato Junqueira Franco, fez um relato sobre a experiência do sistema de acesso à internet em seu município. O programa começou em 2003, com o objetivo de informatizar as escolas, o sistema de saúde municipal e os serviços de atendimento ao cidadão. Atualmente, segundo o prefeito, todas as escolas do município têm internet, e todos os postos de saúde e sistemas de atendimento ao cidadão são informatizados. A prefeitura oferece terminais de computador para acesso público e internet em banda larga gratuita para 30% das residências. O objetivo é chegar a 100% das residências nos próximos anos.
Apesar de se tratar de uma experiência de inclusão digital considerada como bem-sucedida, Junqueira Franco fez a seguinte ressalva: "A internet é apenas um meio para inclusão digital, mas não resolve tudo; é necessário haver outras ações do Poder Público."

Exemplos internacionais
Cláudio Nazeno, consultor legislativo da Câmara, falou sobre experiências internacionais em internet pública em grandes cidades da Europa, dos Estados Unidos, da Ásia e da América Latina. Segundo ele, cidades como São Francisco (Estados Unidos), Amsterdã (Holanda), Paris (França), Xangai (China), Munique (Alemanha) e Puerto Montt (Chile) oferecem acesso gratuito à internet e pontos de acesso sem fio. "Elas se tornaram exemplos para o mundo, além de mostrarem a viabilidade da universalização do acesso à internet de banda larga", frisou.

Ressalvas
Todos os convidados concordaram com as propostas de inclusão digital, mas fizeram ressalvas em relação à capacitação tecnológica, ao treinamento de pessoal técnico e aos conteúdos oferecidos aos usuários.
O representante da Confederação Nacional de Municípios, Samuel Porto, disse que uma das principais dificuldades é a falta de capacitação tecnológica para a prestação de serviços de banda larga e de internet via satélite. Ele comentou a informatização das escolas, que considera positiva, mas advertiu: "Não basta oferecer computador e internet. É necessário produzir e disponibilizar conteúdos didáticos, o que requer pessoal treinado, inclusive professores".
O representante da Diretoria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Igor Villas-Boas de Freitas, também afirmou que não basta universalizar o acesso à internet. Segundo ele, também é necessário definir padrões mínimos de qualidade para os serviços oferecidos.
A mesma preocupação foi manifesta pelo diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato da Silveira Martini, que alertou: "Não basta garantir conexão e acesso gratuitos; o conteúdo disponibilizado também é fundamental".

Notícias anteriores:
Relatora sugere uso do Fust para universalizar a internet
Frente de prefeitos discutirá universalização da internet

Reportagem – Antonio Barros
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.