Conheça a acusação contra João Correia e sua defesa

19/10/2006 - 09:52  

Acusação:
O empresário Luiz Antônio Vedoin afirma ter feito acordo com o deputado João Correia (PMDB-AC), pelo qual este receberia 10% do valor das emendas de sua autoria que fossem executadas por meio de empresas do esquema das sanguessugas.
Segundo Vedoin, o próprio parlamentar entrou em contato com o prefeito de Plácido de Castro (AC) para acertar detalhes sobre o direcionamento de licitação. Vedoin disse que entregou pessoalmente, no gabinete do parlamentar, R$ 12 mil em espécie, equivalentes à metade da comissão. O restante não chegou a ser pago.
O pai do empresário, Darci Vedoin, afirmou que o pagamento foi de cerca de R$ 10 mil.

Defesa:
João Correia afirma que só apresentou emendas para a área de saúde por determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ele destaca que os recursos executados foram destinados a prefeituras administradas por adversários políticos. "Nunca nem sequer pleiteei no Ministério da Saúde a liberação desses recursos", observa.
Ele lembra que as licitações foram vencidas por três empresas diferentes, duas delas do Acre. A defesa cita declarações dos prefeitos, confirmando que não houve ingerência do parlamentar na execução dos convênios ou nas licitações. "Em uma dessas licitações, a Planam foi inabilitada a concorrer", ressalta.
O parlamentar nega ter recebido qualquer dinheiro de Luiz Antônio Vedoin. João Correia observa que, na versão do empresário, o pagamento teria sido feito em janeiro de 2006. No entanto, Plácido de Castro promoveu a licitação com recursos de sua emenda apenas em 16 de março de 2006, dois meses após o susposto pagamento.
O deputado observa que, em depoimento à Justiça Federal de Mato Grosso, o sócio da Planam Ronildo Pereira de Medeiros afirmou que não realizou negócios com ele.

Da Redação/FB

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.