Ciência, tecnologia e Comunicações

País poderá ter banco de dados com informações genéticas

15/09/2006 - 17:31  

O Projeto de Lei 7142/06, do deputado Manato (PDT-ES), propõe a construção de um banco de dados nacional baseado na identificação pelo código genético. O autor da proposta afirma que isso representará um grande auxílio na investigação de crimes, pois os criminosos deixam vestígios como cabelo, saliva e fragmentos de pele nos locais dos delitos. Outra utilidade, segundo ele, será a identificação de cadáveres e o reconhecimento de pessoas desaparecidas.
De acordo com o projeto, a catalogação do código genético será feita em um estabelecimento público de saúde como forma complementar à identificação civil. O texto prevê a definição de um prazo de validade para os documentos de identidade usados hoje, para que a coleta de dados seja feita no momento da renovação do documento. No caso de recém-nascidos, a identificação deverá ser feita na rede pública de saúde, mesmo que o parto tenha ocorrido em clínica particular.
A proposta proíbe a cobrança de taxa referente à coleta de material e ao mapeamento do código genético. E o estabelecimento que realizar os exames deverá enviar os dados ao órgão responsável pela segurança pública do estado.
Segundo o projeto, as bases de dados estaduais serão interligadas para permitir o acesso de todos os órgãos de segurança pública, federais e estaduais.

Custos elevados
Manato afirma que os recursos técnicos do País tornam possível a implantação desse banco de dados. "É necessário apenas haver vontade política para alocar os recursos necessários à viabilização do sistema", argumenta.
O deputado reconhece, porém, que a implantação e a manutenção do banco de dados acarretarão custos elevados para os cofres públicos. O projeto estabelece que as despesas ficarão por conta de dotação orçamentária do sistema público de saúde e de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Caberá à União o repasse dessa verba aos estados.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 3078/00, que também trata da coleta de material genético. As propostas serão analisadas pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Elas também precisarão ser votadas pelo Plenário.

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7142/2006

Íntegra da proposta