Consumidor

Proposta limitação de juros em empréstimos para aposentado

13/09/2006 - 16:07  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7130/06, do deputado Fernando Coruja (PPS-SC), que limita a 6% ao ano a taxa de juros cobrada em empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas. A proposta também limita o valor do empréstimo a 30% do benefício recebido, e isenta aposentados e pensionistas do pagamento da Taxa de Abertura de Crédito (TAC). O projeto vale para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Outra exigência prevista é que os aposentados recebam, antes da formalização da operação de crédito, tabela que mostre mês a mês o valor das prestações e dos juros cobrados, de maneira clara e detalhada. O descumprimento dessas regras sujeita os infratores a penalidades como advertência, multa e cassação da autorização de funcionamento da entidade.

Cobrança abusiva
De acordo com pesquisa feita pelo Ministério da Previdência, as taxas cobradas atualmente variam de 36,07% a 59,92% ao ano. "Depois de anunciar que iria impor aos bancos um teto para os juros cobrados nos empréstimos com desconto em folha para aposentados e pensionistas, o governo recuou e cedeu ao argumento de que a concorrência fará as taxas caírem. Mas é preciso coibir os abusos dos bancos com urgentes, concretas e efetivas medidas", afirma Coruja.
A proposta contempla uma reivindicação da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos. Segundo a entidade, os aposentados, "na sua maioria idosos e frágeis", são "presas fáceis" para as financeiras.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, a proposta seguirá para votação do Plenário.

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7130/2006

Íntegra da proposta