Educação, cultura e esportes

Comissão aprova acordo de isenção fiscal com Alemanha

14/06/2006 - 17:23  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou hoje o texto do acordo cultural entre o governo brasileiro e o governo da República Federal da Alemanha. O Projeto de Decreto Legislativo 2146/06, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, prevê benefícios fiscais para instituições culturais financiadas pelo Brasil no território da Alemanha e vice-versa.
O acordo, que isenta de impostos de importação e exportação o deslocamento de um país para o outro de bens e equipamentos necessários às atividades dessas instituições ou destinados a exposições, recebeu relatório favorável do deputado Mendonça Prado (PFL-SE).

Isenção de tributos
Segundo o texto aprovado, o Brasil e a Alemanha concederão isenção de tributos aos técnicos enviados a seu território pelo outro país para trabalho em programas de cooperação cultural em institutos e centros culturais; instituições de ensino superior, de formação e aperfeiçoamento de professores; de formação e reciclagem profissionais; e para trabalho em bibliotecas e salas de leituras. Essa isenção valerá também para os familiares dos profissionais e alcançará os bens que os técnicos trouxerem em suas mudanças.
Já o tratamento tributário dos salários desses profissionais obedecerá aos acordos sobre bitributação entre os dois países. Pela proposta, os técnicos e seus familiares receberão vistos de permanência e poderão entrar no território do outro país e dele sair quantas vezes forem necessárias.

Tramitação
O projeto está em análise, em regime de urgência, nas Comissões de Educação e Cultura; e de Finanças e Tributação, e deve seguir para votação em Plenário.

Reportagem – Cristiane Bernardes
Edição – Roberto Seabra

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 2146/2006

Íntegra da proposta