Educação, cultura e esportes

Câmara abre campanha e debate sobre música brasileira

30/05/2006 - 18:34  

A Comissão de Educação e Cultura deu início a uma campanha que pretende "colocar a música na pauta da Câmara". Esse é o lema do seminário "Música Brasileira em Debate", promovido nesta terça-feira com a participação de compositores, intérpretes e representantes do governo federal.
Os músicos Ivan Lins e Fernanda Abreu pediram a atenção dos deputados à classe musical. Ivo Meireles, por sua vez, contou a experiência pessoal de fazer música com meninos da favela da Mangueira (RJ): "No Rio de Janeiro, em todas as favelas alguns jovens trocam espontaneamente o fuzil pelo tamborim. Então, quando houver um projeto, um apoio, ou seja, na hora em que o Estado participar, vamos diminuir bastante a criminalidade e poderemos dizer que o Brasil realmente é um paraíso", avaliou Meireles. Ele é fundador do projeto Funk`n lata, que reúne jovens da Mangueira em um grupo musical.

Áreas de atuação
O seminário deu início às atividades do Grupo Parlamentar Pró-Música, que pretende sistematizar os projetos em tramitação na Câmara que mudam a legislação sobre música e a profissão de músico. Segundo o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que propôs o seminário e vai coordenar o grupo, foram identificadas três áreas de atuação: ensino de música, pirataria e distribuição da arrecadação de direitos autorais.
De acordo com ele, o principal objetivo é estabelecer um canal de interlocução entre parlamentares e músicos. O deputado alertou que os problemas da categoria precisam de soluções urgentes, mas muitas vezes acabam ofuscados pelo sucesso dos artistas.
O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) explicou que um dos principais papéis do grupo parlamentar será influenciar o Executivo a pautar discussões sobre a cultura nos estados e municípios. Segundo ele, a cultura tem sido tratada como uma área secundária, sem recursos orçamentários, e usada como "elemento de barganha na oferta de cargos". Na avaliação de Cardozo, é preciso formular políticas públicas de cultura e isso pode se viabilizar por meio da ação parlamentar.

Leia mais:
Aldo defende ensino de música nas escolas públicas

Notícias anteriores:
Comissão aprova obrigação de informar autoria de músicas
Comissão aprova pena de prisão a quem aceitar `jabá`

Reportagem - Geórgia Moraes e Marcello Larcher
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.