Política e Administração Pública

Prefeituras são premiadas por projetos habitacionais

21/02/2006 - 18:58  

As prefeituras que se destacaram no desenvolvimento de políticas habitacionais receberam hoje, da Comissão de Desenvolvimento Urbano, o Selo Cidade Cidadã. Mais de 100 projetos foram examinados e julgados por um júri composto por sete pessoas de diferentes entidades.
Quatro projetos foram premiados. Na categoria de até 20 mil habitantes, venceu a Companhia de Desenvolvimento de Pereiras (Codepe), que facilitou a compra da casa própria e o acesso a financiamento para melhoria habitacional de famílias com renda de até dois salários mínimos em Pereiras (SP).
As atividades de construção estimuladas pela Codepe desencadearam a expansão e o aumento das empresas comerciais e de prestação de serviços e na oferta de postos de trabalho.
Na categoria de 20 mil até 100 mil habitantes, o vencedor foi o Programa Vila Industrial, do município Campo Limpo Paulista (SP). O objetivo do programa é estimular a definição de instrumentos legais para resolver problemas provocados pela ocupação de áreas públicas pela população de baixa renda.

Planejamento
O Projeto Construir, de São Leopoldo (RS), venceu na categoria de 100 mil a 500 mil habitantes. O projeto garante o direito à moradia por meio de ações planejadas.
Na categoria de cidades com mais de 500 mil habitantes, foi premiado o Projeto Vila-Bairro, de Teresina (PI). O projeto regularizou a situação de seis favelas, transformando vilas em bairros com padrão mínimo de urbanização orientados para o desenvolvimento socioeconômico. Mais de 3.000 pessoas foram assentadas.
Para conceder o prêmio, foram avaliados itens como relevância, inovação, efetividade, cooperação, inclusão social e clareza de idéias de acordo com o contigente populacional.

Reportagem - Da Redação / MCD

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.