Meirelles justifica isenção para investidor estrangeiro

21/02/2006 - 17:26  

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse há pouco que a decisão do governo de isentar do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) os investimentos estrangeiros em títulos públicos e de renda fixa será vantajosa para o Brasil. Meirelles espera que a isenção, prevista na Medida Provisória 281/06, ajude o País a reduzir as taxas de juros e melhorar o perfil da dívida interna.
Para o presidente do BC, os ganhos podem compensar a perda de arrecadação com o Imposto de Renda. Antes, esse tipo de operação estava sujeito a uma alíquota de 15% de IRRF.

Juros e crédito
O presidente do Banco Central também respondeu ao questionamento de deputados sobre eventuais inconsistências da política econômica. Um dos exemplos citados pelos deputados é a elevação da taxas de juros para conter a demanda interna, feita ao mesmo tempo em que o governo estimula o crédito consignado em folha de pagamento, o que estimula a demanda.
Henrique Meirelles disse apenas que, apesar de ser um dos integrantes da equipe econômica, não participa de todas as decisões.

A audiência pública continua no plenário 2.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.