Projeto cria seguro obrigatório para corretores de seguro

17/02/2006 - 18:18  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6332/05, do Executivo, que institui o seguro obrigatório de responsabilidade civil para os corretores de seguro e de resseguro (pessoa jurídica).
O projeto também exige a contratação do seguro obrigatório para a habilitação profissional e registro dos corretores na Superintendência de Seguros Privados (Susep). Atualmente, é necessária apenas a realização de uma prova de capacidade técnico-profissional.

Mercado crescente
Segundo o Ministério da Fazenda, na última década o mercado de seguros brasileiro teve um elevado crescimento, de modo que a arrecadação anual de prêmios de seguros corresponde a aproximadamente 3% do PIB.
O ministério observa que, independentemente do fato de os segurados poderem contratar diretamente os seus seguros com as seguradoras, na prática, a maior parte das operações securitárias passa pela intermediação de corretores de seguros.
"Dessa forma, torna-se necessária a criação de um seguro obrigatório de responsabilidade civil das corretoras de seguro, uma vez que não existe nenhum mecanismo na lei de seguros (Decreto-Lei 73/96) que garanta ao segurado reparação quanto a possíveis danos praticados por essas empresas, que são responsáveis por grande parte da captação das comissões de corretagem do mercado nacional de seguros privados", diz o ministério na exposição de motivos que acompanha o projeto.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Malena Rehbein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2441/2019

Íntegra da proposta