Tratamento humilhante caracteriza assédio moral

30/01/2006 - 17:37  

Quando um trabalhador é exposto repetitivamente a situações humilhantes e constrangedoras, em quase todos os casos pelos superiores, ele é vítima de assédio moral. O comportamento dos chefes normalmente desestabiliza a relação da vítima com o ambiente de trabalho, forçando-o a desistir do emprego e, muitas vezes, provocando doenças.
Segundo explicações fornecidas pelo site www.assediomoral.org , a vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada e desacreditada diante dos colegas. Esses, por medo do desemprego e da vergonha de serem também humilhados, afastam-se, fingem que não vêem. Muitas vezes, reproduzem os atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o que se conhece como "pacto da tolerância e do silêncio".

Estratégias
Uma das estratégias comuns dos agressores são a escolha da vítima e o isolamento dela. O empregado pode ser ainda responsabilizado publicamente em frente aos colegas. O superior pode também querer livrar-se da vítima, que é forçada a pedir demissão ou é demitida, freqüentemente por insubordinação.
A violência moral no trabalho constitui um fenômeno internacional segundo levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa aponta para distúrbios da saúde mental relacionados com as condições de trabalho em países como Finlândia, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos.
Segundo a OIT e a Organização Mundial da Saúde (OMS), as próximas duas décadas serão representadas pelo "mal-estar da globalização", no qual haverá mais casos de depressão, angústia e outros danos psíquicos relacionados com as novas políticas de gestão na organização de trabalho. Esses problemas estariam vinculados ao sistema neoliberal.

Reportagem - Maria Clarice Dias
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.