Política e Administração Pública

Projeto cria Cadastro Nacional de Fontes Radioativas

30/01/2006 - 12:56  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6221/05, do deputado Rubens Otoni (PT-GO), que institui o Cadastro Nacional de Fontes Radioativas. De acordo com a proposta, todos os aparelhos que utilizem esse tipo de fonte deverão ser incluídos no cadastro. Só serão dispensados de registro os aparelhos considerados isentos de licenciamento pelo órgão responsável pela segurança nuclear.
"A primeira etapa para adquirirmos total controle sobre os riscos desses aparelhos é ter pleno conhecimento de quais são as fontes radioativas que possuímos e onde elas estão localizadas", afirma Otoni.

Dados exigidos
De acordo com a proposta, deverão constar do cadastro, entre outros dados, o tipo de fonte radioativa empregada no equipamento, sua aplicação e localização, as medidas de segurança adotadas e a programação das manutenções periódicas necessárias. Quando o aparelho for definitivamente desativado, deverão ser informadas as condições de armazenamento provisório, transporte e
destinação final da fonte radioativa nele utilizada.
O projeto determina ainda que as informações do cadastro - que serão públicas - deverão ser atualizadas pelo menos a cada doze meses e sempre que houver fiscalização pelo órgão responsável pela segurança nuclear. Além disso, o responsável pelo aparelho deverá informar ao órgão gestor do cadastro - que não é designado no projeto - qualquer mudança que implique alteração de dados cadastrais, dentro do prazo máximo de 15 dias após ocorrido o evento.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e foi apensado ao PL 2751/05, do deputado Salvador Zimbaldi (PSB-SP), que prevê convênios entre o Conselho Nacional de Energia Nuclear e municípios para o cadastramento de fontes de raios ionizantes. As duas propostas serão analisadas pelas comissões de Minas e Energia; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Relatório sobre segurança nuclear será concluído em breve
Deputados discutem política de energia nuclear

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta