Consumidor

Proposta limita peso carregado por estudante

27/01/2006 - 17:24  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6338/05, apresentado pelo deputado Sandes Júnior (PP-GO), que proíbe carga em mochilas superior a 10% do peso do estudante. A aferição do peso do aluno deverá ser feita mediante declaração escrita do próprio aluno, quando no ensino médio, ou por seus pais ou responsáveis, quando em creches, pré-escola ou ensino fundamental. Segundo o autor, o peso excessivo nas mochilas pode acarretar problemas de saúde.
"A Sociedade Brasileira de Ortopedia prevê que cerca de 60% a 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados pelo peso e esforços repetitivos na adolescência, sendo comum ver nos consultórios uma maior movimentação de estudantes se queixando de dores durante o período letivo", afirma Sandes Júnior. Segundo ele, recentemente foi sancionada lei, em São Paulo, que determina medidas para evitar que alunos das escolas municipais carreguem peso incompatível com sua estrutura física.
De acordo com o projeto, o governo deverá promover ampla campanha educativa sobre o peso máximo aconselhável do material escolar a ser transportado.

Tramitação
Tramitando em caráter conclusivo, a proposta aguarda análise na Comissão de Educação e Cultura. Em seguida, deverá ser votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Malena Rehbein

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6338/2005

Íntegra da proposta