Comissão aprova alterações em leilão de carros apreendidos

13/01/2006 - 18:49  

A Comissão de Viação e Transportes aprovou em dezembro o Projeto de Lei 4855/05, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que altera a destinação dos valores arrecadados em leilões de veículos apreendidos e não reclamados por seus proprietários. A proposta foi aprovada na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Humberto Michiles (PL-AM).
De acordo com o projeto, do produto apurado na venda de veículos apreendidos e não reclamados por seus proprietários, serão deduzidas as despesas decorrentes do leilão; das multas e taxas devidas; das despesas com a remoção, apreensão ou retenção; e dos gastos referentes a notificações e editais. Terão prioridade para pagamento as seguintes despesas: comissão do leiloeiro e serviços de remoção e guarda do veículo ou animal; multas, tributos, encargos legais e taxas devidas; e despesas referentes a notificações e editais. O saldo restante, se houver, será recolhido ao Banco do Brasil, à disposição do proprietário do veículo ou de seu representante legal.
O texto aprovado altera a Lei 6575/78 – e não o Código de Trânsito Brasileiro, como previa o projeto original.

Valor insuficiente
O relator Humberto Michiles afirma que o valor arrecadado com o leilão de veículos freqüentemente é insuficiente para quitar até mesmo as multas e débitos fiscais que pesam sobre o bem. Ele lembra ainda que o órgão ou a empresa que realizam a remoção e a guarda do veículo incorrem em despesas para executar tais serviços.
Para Michiles, especialmente no caso de concessão do serviço à iniciativa privada, é necessária a alteração na ordem de prioridade dos pagamentos. Nessa hipótese, o projeto prevê que a empresa privada receberá o valor inerente às tarifas e encargos pelo serviço prestado, que devem constar do edital de licitação.
Outra determinação da proposta é que, no caso de o veículo apreendido ser objeto de furto ou roubo e não ter proprietário identificado, será leiloado como sucata, após a retirada de sua identificação. Já na hipótese de veículo apreendido em outro estado que não o de seu registro, será aplicada a norma para leilão definida no estado onde ocorreu a apreensão.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.