Educação, cultura e esportes

Aldo promete à UNE interceder pela reforma universitária

12/01/2006 - 18:42  

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, recebeu nesta tarde a diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE), que pediu apoio para pressionar o governo federal a enviar a proposta da reforma universitária ao Congresso. O projeto, elaborado pelo Ministério da Educação, está há mais de cinco meses na Casa Civil, depois de três versões diferentes.
Aldo Rebelo prometeu contatar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, para ver o que é possível ser feito. "Ele disse claramente que o Congresso está aberto e preparado para o debate", contou Petta.

Financiamento
O atraso na elaboração da proposta se deve principalmente ao modelo de financiamento das 55 universidades federais brasileiras. Para Gustavo Petta, o projeto está parado por encontrar oposição do Ministério da Fazenda à subvinculação de 75% do Orçamento da Educação da União para as universidades federais.
Diante da divergência entre os ministérios da Fazenda e da Educação, Petta espera que a decisão recaia para o presidente Lula. Para pressionar o governo, os estudantes planejam realizar mobilizações no Congresso e em Brasília.

Notícias anteriores:
Deputados antecipam discussão da Reforma Universitária

Reportagem - Mauro Ceccherini
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.