Política e Administração Pública

Auditores das receitas estaduais poderão ter porte de arma

22/12/2005 - 15:46  

Os auditores fiscais da receitas estaduais poderão ganhar direito ao porte de arma caso o Projeto de Lei 6112/05, do deputado André de Paula (PFL-PE), seja aprovado pelo Congresso. A proposta inclui a categoria entre os profissionais que podem transitar com armas devido aos riscos de sua atividade, modificando a redação do artigo 6º da Lei 10826/03 (Estatuto do Desarmamento).
O projeto equipara os auditores estaduais aos auditores da Receita Federal, que já possuem o direito ao porte de armas. Além deles, podem portar armas os integrantes das Forças Armadas; dos órgãos policiais da União, dos Estados, da Câmara e do Senado; das guardas municipais; os agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; as empresas de segurança privada e de transporte de valores; e os integrantes das entidades de desporto cujas atividades esportivas demandem o uso de armas de fogo.

Atribuições iguais
Segundo o autor da proposta, as atribuições dos auditores da Receita Estadual e as dos auditores da Receita Federal são idênticas e por isso ambas demandam o mesmo tratamento. O deputado salientou que muitas vezes "as atividades desenvolvidas por essas categorias envolvem perigo concreto, sobretudo quando se realizam em estradas, rodovias, fronteiras, portos e aeroportos".
André de Paula ressaltou que, em várias ocasiões, "os auditores - tanto federais quanto estaduais - deparam-se com o crime organizado em suas várias faces, a exemplo de contrabando, tráfico de armas e de entorpecentes, lavagem de dinheiro, roubo de cargas e demais crimes conexos".

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Referendo sobre comércio de armas confunde eleitores
Direito ao porte de armas mobiliza entidades de classe

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Malena Rehbein

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6112/2005

Íntegra da proposta