Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara desenvolverá site do Parlamento da Guiné-Bissau

21/11/2005 - 21:55  

O portal da Câmara dos Deputados na internet vai hospedar o site da Assembléia Nacional Popular de Guiné-Bissau. O sítio deve estar em operação em um mês e a Guiné-Bissau terá autonomia em relação ao conteúdo da página. A iniciativa resulta de um acordo firmado entre os legislativos dos dois países.
A informação foi divulgada pelo diretor da Coordenação de Modelagem e Administração de Dados do Centro de Informática da Câmara (Cenin), Fernando Torres, na abertura do II Encontro dos Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa. O evento reúne até sexta-feira (25), na Câmara dos Deputados, representantes dos congressos do Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde e Moçambique. As delegações da Guiné-Bissau e de Timor Leste não puderam participar.

Compartilhamento de tecnologias
O objetivo do encontro, promovido pela Câmara, é a cooperação técnica entre os parlamentos de língua portuguesa. O evento permitirá o compartilhamento de tecnologias em informática para a disseminação de informações legislativas, em especial por meio do desenvolvimento de sítios, sistemas de apoio e treinamento específico em usabilidade e acessibilidade na internet. Será oferecida a possibilidade de construção e manutenção de sítios dos parlamentos desses países no ambiente de internet existente na Câmara dos Deputados, que oferece infra-estrutura de comunicação, equipamentos e programas de gestão de conteúdo.

Aproximação de países
A proposta de cooperação partiu da Câmara em julho de 2005 no VI Encontro dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa, realizado em São Tomé e Príncipe. A oferta foi feita pelo diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, e pelo diretor do Cenin, Luiz Antonio Souza da Eira. Sérgio Sampaio é o presidente da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa.
O diretor-geral, na abertura do evento, afirmou que o encontro se insere na tendência mundial de os parlamentos atuarem não só nos assuntos internos, mas também na política externa de seus países. Ele destacou ainda que o foco do encontro é a importância da área de informática como forma de aproximação dos países de língua portuguesa e dos seus povos.

Site modelo
O portal da Câmara é usado como exemplo de transparência e bom uso da internet. O sítio brasileiro disponibiliza informações completas a respeito do trabalho legislativo, além de informações que dizem respeito a gastos e uso de dinheiro público na atividade parlamentar.
No modelo de ajuda proposto pela Câmara, os parlamentos terão autonomia para definir o conteúdo dos portais, bem como para assumir o processo de atualização do conteúdo. O usuário de internet que acessar o site do parlamento não vai perceber que as páginas estão hospedadas no Brasil, uma vez que cada parlamento terá seu domínio de internet próprio (www.NomedoParlamento.país).
Um dos objetivos do encontro, que começou nesta segunda-feira, é promover uma troca de experiências na área. O representante de Portugal, João Viegas D´Abreu, informou que os deputados daquele país dispõem de uma rede sem fios que pode ser acessada em plenário, nas salas de comissões e em salas de reuniões. A Assembléia da República de Portugal também possui um sistema de weblog – para que cada parlamentar tenha o seu blog – e um sistema que oferece aos deputados a possibilidade de criar uma página pessoal na internet.
A situação é muito diferente da existente na maioria dos países africanos. O representante de São Tomé e Príncipe, Stoy Miller Moniz, é um dos dois únicos funcionários do gabinete de informática do parlamento local. Ele citou, entre os problemas enfrentados na área, a baixa performance e a falta de capacidade de resposta das bases de dados. Segundo Moniz, o aumento do número de funcionários é uma das providências que se pretende tomar, assim como o desenvolvimento das versões em inglês e francês do site do Parlamento, a utilização de redes sem fio e a aquisição e configuração de servidor para a gestão de correio eletrônico.

Experiência em cooperação
Não é a primeira vez que a Câmara disponibiliza sua experiência na área administrativa e gerencial para capacitar legislativos de outros países. Em agosto, uma delegação de 13 parlamentares e dois funcionários do Congresso Nacional do Timor Leste esteve em Brasília para levar ao país, recém-saído de um longo período sob domínio da Indonésia, subsídios e informações a respeito do funcionamento e estrutura do Poder Legislativo. Durante 20 dias, parlamentares e servidores do Congresso timorense participaram de palestras e visitaram diversos setores da Casa, dentro do programa de cooperação entre os dois parlamentos.
Além disso, o Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara oferece cursos a representantes dos demais países de língua portuguesa, como oficinas de texto via internet, que terão inscrições abertas em dezembro.

Notícias anteriores:
Políticos do Timor analisam processo legislativo do Brasil

Reportagem - Antonio Vital / SR

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.