Política e Administração Pública

Bancada feminina tentará aumentar número de mamógrafos

18/10/2005 - 20:58  

A bancada feminina no Congresso Nacional está fazendo uma campanha para aumentar o número de mamógrafos nos hospitais públicos. O aparelho faz uma radiografia especial da mama e é capaz de detectar casos de câncer com até dois anos de antecedência.
O alvo da campanha "Amigas e Amigos do Peito" são os deputados e senadores que têm uma cota individual de R$ 3,5 milhões para emendas ao Orçamento de 2006.
A campanha quer incentivar os parlamentares a apresentarem emendas ao projeto de Orçamento da União no valor de R$ 150 mil para comprar um mamógrafo para o município que escolherem.

Prazo para emendas
O prazo para apresentação das emendas parlamentares ao projeto da Lei Orçamentária de 2006 termina nesta quarta-feira. A deputada Kátia Abreu (PFL-TO) espera conseguir pelo menos 200 mamógrafos por meio das emendas.
Hoje existem apenas 900 desses aparelhos em todo o País - que atendem só 9% das cidades brasileiras. Ela assinala que cerca de 90% dos casos têm cura quando a doença é descoberta a tempo.

Aumento da mortalidade
Kátia Abreu lembra que a mortalidade por causa do câncer de mama aumentou 34% nos últimos 15 anos. A parlamentar do PFL do Tocantins alerta: o exame de toque não basta para detectar a doença. "Por muito tempo no Brasil fez-se a campanha equivocada, da apalpação. Quando a mulher consegue apalpar um câncer, ele já está grande, com mais de 1,5 centímetro. Esse mesmo tumor, se fosse feita a mamografia dois anos antes, estaria com 1,5 milímetro, ou seja, identificável", denuncia Kátia Abreu. A deputada ressalta que hoje 65% dos casos, quando chegam ao médico, "já são casos avançadíssimos de retirada de mama. Isso tudo ocorre única e exclusivamente pela falta de mamógrafos."

Reportagem - Mauro Ceccherini
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.